Relatório de Atividades 2010 - 2013


 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DA ACDHRio EM 2010
(Com atualização permanente.)

MARÇO

- 13/03/2010: Uma organização não-governamental regional, com base regional em Rio Verde/GO é fundada pelo jornalista, radialista e bacharel em Direito, Terry Marcos Dourado. Ela recebe o nome de “Associação por Cidadania e Direitos Humanos LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) de Rio Verde/GO e Região – ACDHRio”.

- 20/03/2010: O presidente da ACDHRio, Terry Marcos Dourado, é convidado e assume a Secretaria de Comunicação da recém-criada Aliança LGBT do Estado de Goiás (ALGBT-GO).

 MAIO

- 19/05/2010: Com o apoio de entidades (CUT-GO), a ACDHRio organiza caravana regional e leva grupos de LGBTs de Rio Verde/GO e Jataí/GO para participar da 1ª. Marcha Nacional Contra a Homofobia e 1º Grito Nacional da Cidadania Contra a Homofobia, em Brasília/DF.

JULHO - SETEMBRO
- Julho a Outubro de 2010: Obedecendo padrão nacional, a ACDHRio cria, promove e realiza a campanha “Faça Valer Sua Cidadania. Vote Contra a Homofobia.”, focando as eleições 2010 em Rio Verde/GO e região, divulgando e coletando assinaturas de cartas-compromissos dos candidatos aos pleito, através da campanha “Ficha Limpa da Homofobia”.

- Julho a Setembro de 2010: A ACDHRio cria, produz, promove e realiza a 1ª. Parada da Diversidade e Orgulho LGBT de Rio Verde/GO e Região, em 12/09/2010, na cidade de Rio Verde/GO. O evento é realizado sem a ajuda financeira de governos, mas com doações da comunidade e o apoio da ONG co-irmã e congênere , AJDH-Nova Mente (Jataí/GO). Cerca de 2,200 pessoas participaram da 1ª. Parada LGBT de Rio Verde, que foi realizada enfrentando sérios obstáculos, como um abaixo-assinado feito por igrejas evangélicas de Rio Verde/GO, pedindo a interdição pela prefeitura, o que não ocorreu.

OUTUBRO

- Outubro de 2010: A ACDHRio é convidada a participar da Articulação Brasileira de Gays (ArtGay), e o presidente da ACDHRio, Terry Marcos Dourado, assume a coordenação provisória (pró-tempore) da ArtGay (Articulação Nacional de Gays) no Estado de Goiás (cidades do interior).

- Outubro de 2010: O presidente da ACDHRio, Terry Marcos Dourado, tem inscrição deferida e inicia participação no Curso Virtual de Advocacy e Prevenção às DSTs/HIV/Aids, do Projeto InteraGir, idealizado pela Asical e executado no Brasil pela APPAD, com coordenação na Região Centro-Oeste da organização ATMS, de Campo Grande (MS).

NOVEMBRO

- 8 a 11/11/210: O presidente da ACDHRio, Terry Marcos Dourado, é selecionado e participa do 2º Seminário Nacional de Segurança Pública para LGBT (Senasep), promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), órgão do Ministério da Justiça, na cidade do Rio de Janeiro/RJ;

- 18 e 19/11/2010: O presidente da ACDHRio participa do 2º Encontro de ONGs/Aids da Região Centro-Oeste e 4ª. Jornada Científica do Hospital de Doenças Tropicais (HDT) de Goiãnia/GO, na Capital de Goiás.

- Novembro de 2010: O presidente da ACDHRio, jornalista Terry Marcos Dourado recebe comunicado oficial da International Lesbian, Gay, Bissexual, Trans and Intersex Association (ILGA), organização com sede em Bruxelas (Bélgica), informando que o mesmo fora selecionado como palestrante do workshop "Como os meios de comunicação e as mídias em geral podem contribuir no combate aos preconceitos sociais (homolesbotransfobia) e promover a melhora da autoestima das pessoas LGBT?", parte integrante à programação oficial da 25ª. Conferência Mundial da ILGA. O evento aconteceu de 4 a 9 de dezembro, no Shelton Inn Hotel, em São Paulo (SP). Para viabilizar sua participação, Terry Marcos Dourado foi contemplado com meia-bolsa pela ILGA, mas por não conseguir o patrocínio do restante das despesas, o jornalista cancelou sua palestra no workshop 14 (Comunicação e Mídias), programado para 7 de dezembro.

DEZEMBRO

- 22/12/210: O presidente da ACDHRio, Terry Marcos Dourado, é eleito em votação nacional no site da ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), para a função de primeiro suplente masculino, no grupo de representantes da ABGLT no primeiro Grupo de Trabalho (GT) LGBT do Ministério do Trabalho e do Emprego, em Brasília (DF).