A ACDHRios



ASSOCIAÇÃO POR CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS 
LGBT NA REGIÃO DOS GRANDES RIOS DO BRASIL CENTRAL


 Bel. TERRY MARCOS DOURADO
Fundador e Presidente da ACDHRios BRASIL CENTRAL
Associação por Cidadania e Direitos Humanos LGBT 
na Região dos Grandes Rios do Brasil Central


Associação por Cidadania e Direitos Humanos LGBT na Região dos Grandes Rios do Brasil Central (ACDHRios Brasil Central) é uma organização não governamental (ONG), sem fins lucrativos, de âmbito regional, fundada pelo ativista pró-cidadania e direitos humanos LGBT, jornalista, bacharel em Direito e educador Terry Marcos Dourado, em 13 de março de 2010, inicialmente nas cidades de Jataí e Rio Verde, Estado de Goiás, com o nome de "Associação por Cidadania e Direitos Humanos LGBT de Rio Verde/GO e Região (ACDHRio)". A ACDHRios Brasil Central está oficial e legalmente registrada sob o número 680/11-CRTDJPJ e inscrita no CNPJ sob o número 17.669.974/0001-65.

ACDHRios Brasil Central é ONG LGBT pioneira em Rio Verde e em todos os 70 municípios de sua área de abrangência (atuação e monitoramento), à exceção de Jataí/GO.

Desde a sua fundação, a ACDHRios se mantém por meio de doações (quando ocorrem) de colaboradores com a causa LGBT e, a partir de 2013, através de recursos captados para a execução de projetos pontuais específicos.


Missão da ACDHRios BRASIL CENTRAL

A missão da ACDHRios Brasil Central é atuar na defesa e na promoção da cidadania, também da livre orientação sexual e dos direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT).

1ª. Parada da Diversidade e Orgulho LGBT de Rio Verde/GO 
e Região, evento da ACDHRios em Rio Verde/GO (12/09/2011).

Áreas de Atuação

As principais áreas de atuação da ACDHRios Brasil Central são:

ACDHRios participou, com caravana, da 1ª. Marcha Nacional LGBT, em Brasília-DF (17/05/2010).

1)   A defesa e a promoção da cidadania e dos direitos humanos dos LGBT;

Terry Marcos Dourado, presidente da ACDHRios (2º D p/ E) participou
do 2º Seminário Nacional de Segurança Pública (Senasep),
no Rio de Janeiro. Na imagem, parte da delegação de Goiás. (Novembro/2011).

2)   A promoção da saúde para a população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LBBT), com ênfase na prevenção do HIV/Aids e das demais Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST);

O presidente da ACDHRios, Terry Marcos Dourado (centro da foto) participou,
com lideranças LGBT do Centro-Oeste, do “Curso de Advocacy e Prevenção em HIV/Aids
para Gays e HSH”, do Projeto Nacional InteraGir, etapa virtual e etapa presencial
em Campo Grande (MS), ministrado pelo presidente da ABGLT, Toni Reis. (20-23/02/2011).

3)   O combate acirrado e ininterrupto da homofobia (em todas as suas formas e níveis) e do fundamentalismo religioso. Nesse sentido, a ACDHRios Brasil Central luta constantemente pela tolerância, pelo respeito e pela dignidade a todas as formas de orientação sexual e/ou identidades de gênero.

O presidente da ACDHRios, Terry Marcos Dourado (na imagem, aparece no canto atrás da faixa), 
participou de ato público contra a homofobia, na Praça da Candelária, no Rio de Janeiro, 
durante o 2º Seminário Nacional de Segurança Pública - Senasep (Novembro/2011).

4)   A ACDHRios Brasil Central luta pela aprovação de leis que penalizem a discriminação e o preconceito contra pessoas LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), e realiza eventos de integração social como a 1a. PARADA DA DIVERSIDADE E ORGULHO LGBT DE RIO VERDE/GO E REGIÃO (a primeira edição foi realizada em 12 de setembro de 2010, com participação de 3.000 (três mil) pessoas.).

1ª. Parada da Diversidade e Orgulho LGBT de Rio Verde/GO e Região,
evento da ACDHRios em Rio Verde/GO que reuniu cerca de 3.000 pessoas (12/09/2011).

5)   A ACDHRios Brasil Central também atua na prevenção à Aids e às demais DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis), em parceria com órgãos e departamentos governamentais (Programas Nacional, Estadual e Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais), através de campanhas de esclarecimento e difusão do uso do preservativo.

A ACDHRios, através de seu presidente, Terry Marcos Dourado, participou
do 8ºEncontro de ONGs/Aids do Centro-Oeste (Erong), em Goiânia (6-8/07/2011).

6)   A ACDHRios Brasil Central também faz a distribuição gratuita de insumos (preservativos masculinos e femininos e sachês gel lubrificante) e materiais informativos de prevenção às DST/HIV/Aids e Hepatites Virais.


Em 2013, a ACDHRios Brasil Central vai intensificar e adotar estratégias especiais para a distribuição
de insumos (preservativos, gel lubrificante e materiais informativos de
prevenção às DST/HIV/Aids e Hepatites Virais será intensificada.


Considerações sobre os Preconceitos


O preconceito contra homossexuais está em todo lugar.

O preconceito contra homossexuais está em todo lugar. Está na família, no trabalho e até na escola!

O preconceito também é difundido através de estereótipos transmitidos de geração em geração, sem nenhuma justificativa plausível que os ampare como legítimos ou verdadeiros.

O preconceito contra os homossexuais se manifesta através da violência. Lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais são agredidos pelo simples fato de existirem e demonstrarem o amor e o afeto de uma forma diferente da maioria social. Essa violência vem sendo combatida amplamente por grupos de direitos humanos em todo o mundo. A ACDHRios Brasil Central também luta contra a violência homofóbica e a impunidade.

ACDHRios Brasil Central acredita que homossexuais não devem ter um tratamento diferenciado dos heterossexuais, mas devem ter os mesmos direitos e deveres civis.

ACDHRios Brasil Central também acredita que ambos – homossexuais e heterossexuais – devam compartilhar os mesmos direitos humanos de organização, expressão e soberania.

1º/11/2011, Belo Horizonte, MG: O presidente da ACDHRios, Terry Marcos Dourado, brinda 
com o presidente da ABGLT, Toni Reis (E), a afiliação da ACDHRios à ABGLT.

O preconceito está, na maioria dos casos, relacionado à ignorância. Assim sendo, a ACDHRios Brasil Central está organizando grupos de discussão e irá promover reuniões e palestras constantemente, onde vão ser debatidos temas como educação sexual, valorização da identidade LGBT, melhoria da auto-estima e troca de experiências entre pessoas LGBT e héterossimpatizantes. O objetivo é fornecer informações saudáveis e corretas sobre a homossexualidade, a cidadania e os direitos humanos para pessoas LGBT, inclusive estendendo tais informações às escolas, faculdades e outros movimentos sociais.

ACDHRios Brasil Central pretende firmar parcerias importantes com profissionais das áreas jurídicas, psicologia e assistência social para que, estes, possam prestar serviços gratuitos à comunidade LGBT, além de um acompanhamento intelectual e psicológico, para que a homossexualidade seja entendida e assumida de forma segura, madura e espontânea.

De 31/10 a 4/11/2011, em Belo Horizonte (MG), a ACDHRios participou do 4º CONABGLT 
e tornou-se afiliada à ABGLT, a maior organização LGBT da América Latina.

Em 1º de novembro de 2011, a ACDHRios Brasil Central tornou-se afiliada à Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), a maior organização LGBT da América Latina e com status consultivo junto à Organização das Nações Unidas (ONU), durante o 4º Congresso Nacional da ABGLT, em Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais.

Em 19 de novembro de 2011, a ACDHRios Brasil Central lançou na página do Youtube, na internet, o seu Canal de Vídeos ACDHRiosTV, publicando seu primeiro vídeo/campanha institucional pela criminalização da homofobia no Brasil. Em menos de 24 horas da postagem, o vídeo contendo imagens fortes e reais (lançado nas versões em português, inglês e espanhol (legendado)) foi destaque em sites no Brasil, Canadá, França e Suíça.

No primeiro semestre de 2011, a ACDHRios Brasil Central tornou-se filial brasileira da organização internacional REDLACVO+ (Red Latinoamericana y del Caribe de Acción Voluntária en VIH/Sida), com sede em Buenos Aires, Argentina. O presidente da ACDHRios Brasil Central, jornalista Terry Marcos Dourado, foi nomeado coordenador de Comunicação e Relações Públicas da REDLACVO+.

Em 22 de novembro de 2011, a ACDHRios Brasil Central integra a recém-criada REDELGBT-GO (Rede de Organizações LGBT do Estado de Goiás). Nesta data, o presidente da ACDHRios Brasil Central, Terry Marcos Dourado, assumiu a primeira Presidência da REDELGBT-GO, com mandato até outubro de 2016.

Em 11 de julho de 2012, através de seu presidente, Terry Marcos Dourado, a ACDHRios Brasil Central faz parte da organização internacional GALE (The Global Alliance for LGBT Education), com sede em Amsterdam, Holanda.


Fundador e presidente da ACDHRios Brasil Central, Terry Marcos Dourado, é o idealizador
e comunicador do "Show da DiverCidade", realizado durante as Paradas LGBT de Jataí e Rio Verde - Goiás.

Em 26 de janeiro de 2013, durante a assembleia-geral da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), o fundador e presidente da ACDHRios Brasil Central, Terry Marcos Dourado, foi eleito e empossado diretor executivo nacional da ABGLT, na função de secretário nacional de Comunicação.

ACDHRios Brasil Central agradece a todas as pessoas, empresas e instituições parceiras, que colaboraram – e continuam colaborando – com nossos objetivos, nossas propostas, nossas ações e metas. Junte-se a nós nesta luta diária.



Estado de Goiás - Brasil Central, março de 2013.


Bel. Terry Marcos de Oliveira Barros Dourado
Fundador e Presidente da ACDHRios BRASIL CENTRAL
Associação por Cidadania e Direitos Humanos LGBT 
na Região dos Grandes Rios do Brasil Central (ACDHRios)