25 de nov. de 2011

Com imagens fortes, ACDHRio lança primeiro vídeo institucional tendo como tema a criminalização da homofobia no Brasil

Publicado no Youtube nas versões em português, inglês e espanhol (legendado), o primeiro vídeo/campanha institucional da ACDHRio em menos de 24 horas foi destaque na França, Suíça e no Canadá.



Idealizado, produzido e editado pelo jornalista com 20 anos de profissão, Terry Marcos Dourado, fundador e presidente da Associação por Cidadania e Direitos Humanos LGBT de Rio Verde/GO e Região (ACDHRio), a organização lançou em 19 de novembro o seu canal de vídeos na página do Youtube na internet - o Canal ACDHRioTV. O canal passou exibir o primeiro vídeo/campanha institucional da ACDHRio que tem como tema a criminalização da homofobia no Brasil.
Produzido e editado a custo zero, sem fins lucrativos, o primeiro vídeo/campanha institucional da ACDHRio exibe imagens fortes e realistas do resultado da crescente "onda" de violência homofóbica presente em todos os 26 Estados do Brasil e também no Distrito Federal. Segundo a última estatística nacional divulgada no começo deste ano pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), sob coordenação do decano do Movimento LGBT Brasileiro, Luiz Mott, somente em 2010, 260 cidadãos e cidadãs LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) foram brutal e corvardemente assassinados em território brasileiro.


(Assista, na imagem acima, ao vídeo/campanha 
da ACDHRio na versão em português.)

"Toda essa covardia, essa selvageria, esta barbárie tem que ser denunciada de forma explícita, sem maquiagem, mesmo que choque algumas pessoas. É preciso tocar nos corações e nas mentes, mais que isso, na profundeza da alma das pessoas, em todas as partes do Brasil e do mundo para que estas pessoas, mesmo às vezes chocadas, tornem-se sensívels à esta problemática grave que, infelizmente, ainda é ignorada pela autoridades políticas. Enquanto isso, a homofobia, muitas vezes incentivada por fundamentalistas religiosos, continua assassinando adolescentes, jovens e adultos", afirmou o presidente da ACDHRio.


(Assista, na imagem acima, ao vídeo/campanha 
da ACDHRio na versão em inglês.)


"A homofobia, fruto da ignorância social e da extrema maldade humana, continua acabando com os sonhos, as esperanças, as oportunidades e com as vidas de pessoas inocentes, sacrificadas por suas orientações sexuais e/ou identidades de gênero não agradarem a maioria dominante. Esta realidade macabra e sangrenta da sociedade tem que acabar. É inadmissível continuarmos permitindo a proliferação da homofobia, como um câncer que corrói e extirpa alguns dos sentimentos e valores mais nobres da raça humana: o amor, a solidariedade e a tolerância", ressaltou o presidente Terry Marcos Dourado.

Com cenas fortes e reais o vídeo da ACDHRio foi destaque em sites no Brasil, na França, na Suíça e no Canadá

Brésil: Une campagne pour la pénalisation de l’homophobie

Brésil: Une campagne pour la pénalisation de l’homophobie

Des images choc, c’est le choix qu’a fait l’Associação por Cidadania e Direitos Humanos LGBT de Rio Verde(Association pour la citoyenneté et les droits humains des LGBT de Rio Verde, ACDHRio) pour sa première campagne vidéo. L’objectif? sensibiliser le grand public à l’urgence qu’il y a à criminaliser l’homophobie.
En 2010, 260 personnes auraient été victimes de crimes 
homophobes au Brésil, selon le Grupo Gay da Bahia (GGB). Une personne LGBT serait assassinée toutes les 36 heures. «L’homophobie, une ignorance sociale qui détruit les rêves, les espoirs, le futur, des vies innocentes. N’attendons pas la prochaine victime», dit en substance la vidéo. Attention, les images peuvent choquer. C’est sans doute le but, d’ailleurs


NA TRADUÇÃO PARA O PORTUGUÊS...

Brasil: Uma campanha para a penalização da homofobia

Postado por Judith Silberfeld le 21 novembre 2011 dans Vidéo Buzz | 2 commentaires


Imagens choque, foi a escolha que fez a Associação por Cidadania e Direitos Humanos LGBT de Rio Verde (Association pour la citoyenneté et les droits humains des LGBT de Rio Verde, ACDHRio) para sua primeira campanha vídeo. O objetivo? sensibilizar o grande público para a urgência que há em criminalizar a homofobia.


Em 2010, 260 pessoas teriam sido vítimas de crimes homofóbicos no Brasil, segundo o Grupo Gay da Bahia (GGB). Uma pessoa LGBT seria assassinada todas as 36 horas. «A homofobia, uma ignorância social que destrói sonhos, esperanças, o futuro, vidas inocentes. Não esperemos a próxima vítima», diz em substância o vídeo. Atenção, as imagens podem chocar. É sem dúvida o objetivo, além disso.

Todos os comentários (2)

Red diz:

Imagens duras mas às vezes necessárias…
Delphine diz:
O frio desce em minhas costas.
Eles têm razão de lembra a violência de tais atos inadmissíveis.

---------------------------------------------------------------------------------------------------

A reprodução acima, na íntegra, do site oficial da Yagg TV, em Paris/França, mostra um pouco das primeiras repercussões do vídeo/campanha institucional da Associação por Cidadania e Direitos Humanos LGBT de Rio Verde/GO e Região (ACDHRio), que tem como tema a cobrança pela criminalização da homo-lesbo-bi-transfobia no Brasil.


(Assista, na imagem acima, ao vídeo/campanha 
da ACDHRio na versão em espanhol (legenda).)


Graças à colaboração de ativistas brasileiros como o paulista Manoel Zanini, o primeiro vídeo/campanha institucional da ACDHRio atravessou fronteiras e foi destaque no Brasil e em países como a França, Suíça o Canadá. A produção rendeu elogios e cumprimentos de alguns dos maiores ativistas LGBT do Brasil, entre eles o presidente da ABGLT - a maior organização/rede LGBT da América Latina, com 257 organizações-membros - Toni Reis (Curitiba, PR); a vice-presidente da ABGLT e presidente da Associação Brasileira de Lésbicas (ABL), Yone Lindgren (Rio de Janeiro, RJ); a fundadora e presidente da Associação Brasileira de Pais de Homossexuais (GPH), Edith Modesto (São Paulo, SP); também do fundador e presidente da Red Latinoamericana y del Caribe de Acción Voluntaria en VIH/SIDA (Redlacvo+), Oscar Henrique Duque (Buenos Aires, Argentina), dentre outras dezenas de lideranças e ativistas de movimentos sociais do Brasil e de outros países.
Entusiasmado com a repercussão inesperada, o presidente da ACDHRio, Terry Marcos Dourado produziu a versão em inglês e em espanhol da campanha. "Agora que estamos motivados pela velocidade e pelo imenso poder da Internet, em 2012, a ACDHRio estará lançando novos projetos, novas campanhas de conscientização social em vídeo", prometeu Dourado.